A terceira parte do documentário "A Arquitetura da Felicidade" de Alain de Botton aborda a habitação e mostra algumas possibilidades para integrar modernidade e tradição.
Neste episódio de "A Arquitetura da Felicidade", "A casa perfeita", Botton mostra o cenário desolador dos empreendimentos habitacionais na Inglaterra com habitações que imitam estilos do passados, o que ele chama de pastiche.
Como vimos ao logos dos episódios de "A Arquitetura da Felicidade", Botton defende uma arquitetura que seja representativa de nosso tempo e de nossos anseios para o futuro, na habitação não é diferente e para demonstrar que isso é possível sem que se perca as raízes ou as tradições ele nos mostra alguns bons exemplos.
Em viagem à Holanda, Botton, nos mostra como a modernidade parece ter se impregnado de forma bastante consistente na cultura holandesa com um enorme volume de construções, inclusive residenciais, em que a arquitetura e a estética modernas são preponderantes.
Mais tarde, em visita ao Japão, Botton mostra como os arquitetos japoneses conseguiram criar uma arquitetura que fosse eminentemente moderna e ainda assim representativa de suas mais profundas tradições.
Assistam e comentem "A Arquitetura da Felicidade: A casa perfeita":
Via: Kaneoya + Design
1 comentários:
Muito legal esse documentário.
29 de janeiro de 2009 às 17:37Particularmente gostei bastante das embaixadas nórdicas. Excelente arquitetura!
Postar um comentário
Contribua com discussão, deixe seu comentário, idéias, opiniões, dicas, sugestões...
Comentários não relacionados ao tema do Greeener City ou ao post serão deletados.