Tecnologia, idéias, soluções, insights e referências para a construção de uma cidade sustentável.

20 janeiro 2009

O habitar moderno | "A casa perfeita"

holanda, habitação, casa, moderna, arquitetura

A terceira parte do documentário "A Arquitetura da Felicidade" de Alain de Botton aborda a habitação e mostra algumas possibilidades para integrar modernidade e tradição.
Neste episódio de "A Arquitetura da Felicidade", "A casa perfeita", Botton mostra o cenário desolador dos empreendimentos habitacionais na Inglaterra com habitações que imitam estilos do passados, o que ele chama de pastiche.
Como vimos ao logos dos episódios de "A Arquitetura da Felicidade", Botton defende uma arquitetura que seja representativa de nosso tempo e de nossos anseios para o futuro, na habitação não é diferente e para demonstrar que isso é possível sem que se perca as raízes ou as tradições ele nos mostra alguns bons exemplos.
Em viagem à Holanda, Botton, nos mostra como a modernidade parece ter se impregnado de forma bastante consistente na cultura holandesa com um enorme volume de construções, inclusive residenciais, em que a arquitetura e a estética modernas são preponderantes.
Mais tarde, em visita ao Japão, Botton mostra como os arquitetos japoneses conseguiram criar uma arquitetura que fosse eminentemente moderna e ainda assim representativa de suas mais profundas tradições.

Assistam e comentem "A Arquitetura da Felicidade: A casa perfeita":











Via: Kaneoya + Design

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal esse documentário.

Particularmente gostei bastante das embaixadas nórdicas. Excelente arquitetura!

29 de janeiro de 2009 às 17:37

Postar um comentário

Contribua com discussão, deixe seu comentário, idéias, opiniões, dicas, sugestões...
Comentários não relacionados ao tema do Greeener City ou ao post serão deletados.